Cuiabá, 06 de Julho de 2025

TCE-MT discute novo modelo de avaliação com foco em metas e resultados

04/07/2025 08:30:00

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) vai implantar um novo modelo de avaliação de desempenho dos servidores, que inclui metas e indicadores de produtividade. A proposta, apresentada pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas nesta quarta-feira (2), será desenvolvida em conjunto por todos os setores e tem como objetivo reforçar a eficiência institucional, valorizar o trabalho das equipes e ampliar a transparência sobre as entregas à sociedade.

 

Foi o que explicou o secretário-executivo de Gestão de Pessoas, Eneias Viegas da Silva, aos gestores. “Até então, as nossas avaliações eram comportamentais, técnicas e de responsabilidade. Na gestão do presidente Sérgio Ricardo, agora estamos incluindo as metas. Assim poderemos mensurar a produtividade a partir de métricas que são importantes para reforçar o nosso trabalho, dar visibilidade ao esforço do servidor e mostrar para a sociedade tudo o que é feito."

 

A secretária-geral de Controle Externo, Patrícia Leite Lozich, reforçou que a mensuração vai melhorar a gestão e liderança nos setores, aprimorando a tomada de decisões.  “Essa avaliação vai propiciar a melhoria da gestão tanto para o secretário de controle externo quanto para os servidores, porque vai auxiliar na distribuição dos trabalhos, trazendo mais eficiência e efetividade ao que estamos produzindo”, afirmou.

 

Para unificar indicadores já existentes e garantir a aplicação das novas métricas, o projeto conta com a parceria da equipe do secretário-executivo de Tecnologia da Informação (TI), Reginaldo Hugo Szezupior dos Santos. “Assim que o modelo e os indicadores forem definidos, forneceremos a plataforma tecnológica para implementar a solução. Vamos usar novas tecnologias para medir a prioridade e complexidade das tarefas, por exemplo”, disse ele.

 

 

O secretário Eneias Viegas apresentou a proposta. Clique aqui para ampliar

 

 

Nesta etapa, um projeto-piloto será executado na 4ª Secretaria de Controle Externo. “Neste momento ainda é um estudo, mas acreditamos que num futuro próximo conseguiremos quantificar e qualificar os produtos de fiscalização com mais objetividade, trazendo dados que mostrem nossa eficiência para a administração e para a sociedade”, explicou o responsável pela Pasta, Jessé Maziero Pinheiro.

 

Na avaliação da presidente da Associação dos Auditores Públicos Externos (Audipe-MT), Simony Jin, este envolvimento dos líderes de todas as áreas é decisivo.  "A participação de todos, especialmente daqueles que estão na ponta executando o trabalho, é fundamental.

 

Essa construção conjunta, que envolve diálogo e colaboração, aumenta muito a chance de sucesso e torna o resultado muito mais consistente e aplicável”, concluiu. 

 

 

 

 

 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos

Obrigado! Enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias