Cuiabá, 06 de Julho de 2025

Defesa Civil mapeia pistas de pouso no Pantanal para apoio no combate aos incêndios

01/07/2025 09:05:00

A Defesa Civil de Mato Grosso realizou uma visita técnica ao município de Poconé, entre os dias 23 e 26 de junho, com o objetivo de identificar e mapear pistas de pouso para apoio às operações de combate aos incêndios florestais no Pantanal mato-grossense.
 
 
A ação faz parte do planejamento estratégico antecipado de prevenção, preparação e resposta aos incêndios florestais que historicamente afetam a região no período de estiagem. O mapeamento das pistas é essencial para garantir a rápida mobilização das aeronaves e equipes de combate aos incêndios.
 
 
Na região, foram vistoriadas cinco pistas de pouso, que foram avaliadas quanto às condições operacionais, de acessibilidade e infraestrutura. 
 
 
A avaliação incluiu a identificação de irregularidades como rachaduras, buracos ou vegetação; registro com imagens aéreas de alta resolução da pista e áreas adjacentes para identificação de problemas estruturais e avaliação da acessibilidade e conservação da área; e formação de banco de dados com informações de georreferenciamento para subsidiar o planejamento operacional das ações aéreas. 
 
 
Além do mapeamento de pistas, a Defesa Civil também se reuniu com a Prefeitura de Poconé e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, com objetivo de reforçar a articulação entre os órgãos e alinhar as estratégias de atuação integrada durante o período de estiagem.
 
 
 
Pista de Pouso da Pousada Santa Rosa, em Poconé | Foto: Defesa Civil (Drone)
 
 
 
 
Operação Pantanal 2025
Na última terça-feira (24.6), o Governo de Mato Grosso lançou a Operação Integrada de Combate aos Incêndios Florestais no Pantanal 2025, com investimento de mais de R$ 125 milhões para as ações de combate aos incêndios florestais e desmatamento ilegal. Somente para o aluguel de aeronaves para o combate aos incêndios, sob a gestão da Defesa Civil, o investimento previsto é de R$ 11 milhões.  
 
 
A Operação conta com 80 combatentes, entre militares e brigadistas, 52 servidores da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) para apoio técnico e logístico, 28 máquinas operacionais, um helicóptero do Ciopaer, duas aeronaves de asa fixa, 20 viaturas e quatro aeronaves da Defesa Civil.
 
 
O Pantanal também passou a contar com uma Sala de Situação fixa em Poconé, que irá funcionar como um centro operacional estratégico para ações de combate aos incêndios florestais na região.
 
 
 
 
 
Camilla Zeni | Secom-MT
 
 
 
 
 
 
 
 

Fotos

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos

Obrigado! Enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias