Cuiabá, 06 de Julho de 2025

Seduc e TJMT participam de projeto que une Justiça e Educação no combate à violência contra a mulher

03/06/2025 08:10:00

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc) firmou parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para desenvolver na rede estadual de ensino um projeto que visa combater a violência contra a mulher a partir das escolas.
 
 
A iniciativa, apresentada na noite desta quinta-feira (29.5), no TJMT, faz parte da Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher e busca mobilizar a comunidade estudantil na reflexão crítica sobre o tema.
 
 
A proposta envolve a realização de um concurso escolar destinado aos alunos do 1° ao 9° ano, incentivando a produção de textos e obras artísticas em cinco categorias: dissertação argumentativa, poesia, carta fictícia, música (letra e melodia) e peça teatral ou vídeo.
 
 
A secretária adjunta de Gestão de Pessoas da Seduc, Lucimeire Alves Cassiano, que representou o secretário de Educação, Alan Porto, reforçou o compromisso da pasta com o tema.
 
 
“Estamos trabalhando para construir um ambiente de paz. Atuamos contra o preconceito, contra a cultura da violência, contra o machismo. A educação é a chave para essa transformação”, declarou ela lembrando dados alarmantes. “Mato Grosso é um dos estados que mais mata mulheres. A gente só muda essa história por meio da educação”, completou.
 
 
Lucimeire destacou que, com a iniciativa, o TJMT e a Seduc almejam sensibilizar os jovens sobre a importância do respeito e da igualdade de gênero, utilizando a criatividade e a expressão artística como ferramentas de transformação social.
 
 
Segundo ela, a parceria entre o Judiciário e a Educação reforça a ideia de que a prevenção da violência deve começar na formação dos cidadãos desde cedo, promovendo um ambiente escolar que valoriza o diálogo e a empatia. Assim, o projeto não apenas busca conscientizar, mas também empoderar os estudantes a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades.
 
 
O projeto é conduzido pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher-MT) e envolve a capacitação de cerca de 130 diretores escolares, responsáveis por unidades de ensino das redes pública estadual e municipal.
 
 
A proposta inclui formação, ações pedagógicas e um concurso com foco no enfrentamento à violência de gênero, cuja premiação será realizada no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher.
 
 
A coordenadora da Cemulher-MT e idealizadora do projeto, desembargadora Maria Erotides Kneip, destacou que o enfrentamento à violência contra a mulher deve começar na infância e envolver toda a comunidade escolar.
 
 
“Esse é um tema que precisamos enfrentar com coragem e, só com iniciativas como esta, conseguiremos transformar essa cultura que desqualifica a mulher e ignora seus direitos fundamentais”, afirmou.
 
 
Ela explicou que o projeto foi construído com base em sugestões das Secretarias de Educação do Estado e do Município, envolvendo alunos do 1º ao 9º ano. “Capacitaremos diretores, coordenadores e gestores escolares para que atuem como multiplicadores, levando o tema para professores, pais e alunos”.
 
 
A capacitação segue nesta sexta-feira (30), na Escola dos Servidores do Poder Judiciário “Desembargador Atahide Monteiro da Silva”, com painéis e oficinas temáticas conduzidas por especialistas. Entre os temas, estão: direitos humanos, violência psicológica, redes sociais e misoginia, violência sexual, ambiente escolar e a atuação da Patrulha Maria da Penha.
 
 
Além de gestores, coordenadores, diretores de escolas municipais e estaduais, também participaram da abertura a vice-presidente do TJMT, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, a presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (AMAM), Eulice Jaqueline da Costa Silva Cherulli, além de outras autoridades.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Fotos

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos

Obrigado! Enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias