Cuiabá, 06 de Julho de 2025

Governador em exercício destaca investimentos de MT: "Estamos trabalhando para formar a maior brigada de combate a incêndios do país”

19/06/2025 08:15:00

O governador em exercício Otaviano Pivetta destacou, nesta segunda-feira (16.6), os investimentos estratégicos do Governo de Mato Grosso na prevenção e combate a incêndios florestais.
 
 
A declaração foi feita durante a abertura do Forest Fire 2025, congresso internacional inédito no Brasil que reúne especialistas de 10 países, pesquisadores e comandantes dos Corpos de Bombeiros dos 27 estados. O evento ocorre em Cuiabá, entre os dias 16 e 18 de junho.
 
 
Segundo Otaviano, desde 2019, o Estado tem priorizado a modernização das forças de segurança, com foco no Corpo de Bombeiros, e fortalecido a articulação com a iniciativa privada para ampliar a capacidade de resposta.
 
 
“Estamos trabalhando com os produtores e os proprietários de aeronaves para formar a maior brigada de combate a incêndios do Brasil. Já temos hoje cerca de 50 aeronaves cadastradas e de prontidão para qualquer episódio que exija resposta rápida e eficiente.
 
 
Em Mato Grosso, todo dia é dia de combate a incêndio, seja por meio da educação, do exemplo, da prevenção ou do combate direto às chamas. Essa precisa ser uma diretriz permanente das forças públicas”, afirmou.
 
 
 
 
 
 
O governador também chamou a atenção para os desafios operacionais enfrentados por Mato Grosso, terceiro maior estado do país em extensão territorial, com características ambientais que exigem uma atuação estratégica, integrada e contínua.
 
 
“Incêndio é uma coisa fácil de fazer e difícil de conter. O mais importante é que toda a sociedade entenda seu papel, pois de nada adianta o Estado estar bem equipado se o cidadão não fizer a sua parte, seja nas beiras das estradas, periferias das cidades, reservas ecológicas ou indígenas”, alertou.
 
 
Durante o evento, Otaviano foi homenageado com a Medalha do Mérito Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, em reconhecimento à atuação do Estado nas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, no ano passado.
 
 
“Essa medalha é de todos os mato-grossenses que ajudam o Estado a ser solidário e a fazer a coisa certa com os recursos públicos”, declarou o governador.
 
 
Representando o setor produtivo, o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Lucas Costa Beber, elogiou a união entre o Governo do Estado, o Corpo de Bombeiros e os produtores rurais.
 
 
“Este evento é um marco para Mato Grosso porque demonstra o comprometimento e a proatividade do Governo com a preservação deste gigante que é nosso estado, que, se fosse um país, seria o terceiro maior produtor de soja do mundo. Ocupamos apenas 14% do território, e mais de 66% está preservado graças a essa parceria”, destacou.
 
 
Também participaram da cerimônia de abertura a senadora Margareth Buzetti; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi; o deputado estadual Carlos Avallone; a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti; o secretário de Estado de Segurança Pública em exercício, Heverton Mourett; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, Glédson Vieira Bezerra; o comandante-adjunto do CBMMT, Rony Robson Cruz Barros; a representante do Ministério da Segurança Nacional, Camilla Pitarelli; o general da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, Luiz Duarte de Figueiredo Neto; o presidente da Liga de Bombeiros Militares do Brasil, Washington Luiz Vaz Jr.; o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin; e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain, além de representantes dos Corpos de Bombeiros de outros estados.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Fotos

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos

Obrigado! Enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias