AMM firma parceria com Instituto Saberes para capacitação de gestores da cultura em MT
03/06/2025 09:25:00
O presidente em exercício da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Hemerson Máximo (Maninho), firmou uma parceria com o Instituto Saberes para oferecer capacitação gratuita a gestores e servidores públicos da área cultural em Mato Grosso. A iniciativa integra o curso “CPF da Cultura: Municípios Legalizados”, voltado à implementação dos Sistemas Municipais de Cultura.
A parceria foi oficializada durante encontro realizado na última segunda-feira (2), em Cuiabá, entre o presidente da AMM e a presidente do Instituto Saberes, Lorena Primo Boaventura, acompanhada de Lois Leme Bento, tesoureira da instituição, e Adriano Souza, consultor cultural.
O objetivo é que a AMM atue como apoiadora institucional, mobilizando os municípios para a inscrição no curso, que será ofertado de forma online, com início previsto para julho de 2025.
“Essa parceria é mais um passo importante para apoiar os municípios na estruturação de políticas públicas culturais sólidas e legalmente instituídas. É uma oportunidade valiosa para as equipes municipais se capacitarem e avançarem na implementação do Sistema Municipal de Cultura”, destaca Maninho, que segue como presidente em exercício durante o período de férias do titular, Léo Bortolin.
Com metodologia prática e suporte técnico especializado, o curso orientará os participantes na criação dos três pilares do CPF da Cultura:
-
Conselho Municipal de Cultura
-
Plano Municipal de Cultura
-
Fundo Municipal de Cultura
De acordo com o Instituto Saberes, a formação é destinada não apenas a servidores e gestores da área cultural, mas também a conselheiros, artistas e agentes culturais de todo o estado. Ao todo, serão oferecidas mais de 80 horas de conteúdo didático, além de 896 horas de consultoria pedagógica, com atendimento individualizado para os municípios que estiverem estruturando suas legislações e editais.
As inscrições serão abertas em julho, por meio de um link de pré-inscrição que será encaminhado pela AMM aos gabinetes dos prefeitos e aos órgãos municipais de cultura.
Autor: Coordenadoria de Comunicação

Leia também
