Equipe Nissan de Fórmula E termina no top 10 em retorno desafiador a Jacarta
24/06/2025 09:20:00
JACARTA, Indonésia – A Equipe Nissan de Fórmula E garantiu um final de prova pontuando com Oliver Rowland, na Rodada 12 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, Temporada 2024/25. A escuderia conseguiu recuperar-se de um início de fim de semana traiçoeiro, mostrando um bom ritmo em uma corrida cheia de ação.
Em meio às condições ruins da pista devido à chuva que havia caído durante a noite e o asfalto enlameado, o piloto britânico e seu companheiro de equipe Norman Nato não conseguiram avançar para a fase de duelos. A dupla teve que enfrentar o pelotão durante uma sessão de qualificação traiçoeira, que terminou com os dois classificados para largar em 16º e 21º, respectivamente.
Rowland subiu duas posições na volta de abertura no Circuito Internacional do E-Prix de Jacarta e continuou neste ritmo abrindo caminho no pelotão na briga pelo top 10. Durante os frenéticos momentos finais da prova, ocorreram duas intervenções de Full Course Yellow durante os seis minutos de Modo Ataque de Rowland, o que atrasou seu avanço, fazendo com que ele cruzasse a linha de chegada em sétimo. Entretanto, ele caiu para a 10ª posição devido a uma penalidade de cinco segundos por ter causado uma colisão anteriormente.
Este incidente ainda está sob investigação, com o resultado previsto para ser anunciado na próxima semana.
Do outro lado do box, Nato subiu várias posições na primeira metade do E-Prix, com uma estratégia diferente. Usando a paciência, ele esperou para usar seu Modo Ataque no momento ideal, mas infelizmente o timing do Carro de Segurança durante seus seis minutos de 350 kW de potência comprometeram totalmente sua corrida. Ele continuou brigando no pelotão, mostrando um bom ritmo até atingir a volta mais rápida do E-Prix e subindo sete posições, cruzando a linha de chegada em 14º lugar.
Com este resultado, Rowland amplia em 69 pontos sua liderança no Ranking de Pilotos, enquanto a Nissan continua na liderança do Campeonato de Construtores. A escuderia também está em segundo lugar no Ranking por Equipes, com apenas 12 pontos de diferença do primeiro lugar, faltando apenas quatro corridas para o final da temporada.
A Fórmula E volta a correr nos dias 12 e 13 de julho no Circuito de Rua do Aeroporto de Tempelhof, em Berlim.
Tommaso Volpe, diretor geral e chefe da Equipe Nissan de Fórmula E:
“A chuva dificultou muito a segunda sessão de treinos livres. A pista estava em péssimas condições, por isso tivemos uma qualificação difícil e nossos dois pilotos não chegaram aos duelos. Isso fez com que automaticamente a corrida fosse traiçoeira, pois é difícil ultrapassar nesta pista. Apesar disso, o Oli e o Norman entregaram excelentes manobras – o Oli subiu para o top 10 e cruzou a linha de chegada em sétimo, antes de uma penalidade tê-lo rebaixado para o 10º lugar. Já a estratégia do Norman foi comprometida pela atuação do Carro de Segurança nos seis minutos do Modo Ataque dele, mas mesmo assim ele mostrou um bom ritmo e até fez a volta mais rápida da corrida, apesar de ter terminado em 14º. Vamos ver qual será o resultado da investigação nos próximos dias, mas, de qualquer forma, ainda estamos em uma posição forte no ranking para brigar pelos três campeonatos nas últimas quatro corridas da temporada. E é isso o que vamos fazer – uma corrida por vez”.
“A chuva dificultou muito a segunda sessão de treinos livres. A pista estava em péssimas condições, por isso tivemos uma qualificação difícil e nossos dois pilotos não chegaram aos duelos. Isso fez com que automaticamente a corrida fosse traiçoeira, pois é difícil ultrapassar nesta pista. Apesar disso, o Oli e o Norman entregaram excelentes manobras – o Oli subiu para o top 10 e cruzou a linha de chegada em sétimo, antes de uma penalidade tê-lo rebaixado para o 10º lugar. Já a estratégia do Norman foi comprometida pela atuação do Carro de Segurança nos seis minutos do Modo Ataque dele, mas mesmo assim ele mostrou um bom ritmo e até fez a volta mais rápida da corrida, apesar de ter terminado em 14º. Vamos ver qual será o resultado da investigação nos próximos dias, mas, de qualquer forma, ainda estamos em uma posição forte no ranking para brigar pelos três campeonatos nas últimas quatro corridas da temporada. E é isso o que vamos fazer – uma corrida por vez”.
Oliver Rowland, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E:
“Fizemos uma ótima corrida depois de uma qualificação decepcionante, conseguimos subir nove posições antes de a penalidade nos rebaixar para o 10º lugar. Eu ainda consegui ampliar minha vantagem no Campeonato de Pilotos em um ponto e isso ainda pode ser bem importante no final da temporada, mas queremos muito mais do que isso, pois estamos travando lutas acirradas nos Rankings de Equipes e Construtores. Precisamos entender o que não deu certo e analisar por que nossa qualificação foi tão ruim hoje de manhã. Estou confiante que podemos fazer isso e estar prontos para voltar brigando à frente do pelotão em Berlim”.
“Fizemos uma ótima corrida depois de uma qualificação decepcionante, conseguimos subir nove posições antes de a penalidade nos rebaixar para o 10º lugar. Eu ainda consegui ampliar minha vantagem no Campeonato de Pilotos em um ponto e isso ainda pode ser bem importante no final da temporada, mas queremos muito mais do que isso, pois estamos travando lutas acirradas nos Rankings de Equipes e Construtores. Precisamos entender o que não deu certo e analisar por que nossa qualificação foi tão ruim hoje de manhã. Estou confiante que podemos fazer isso e estar prontos para voltar brigando à frente do pelotão em Berlim”.
Norman Nato, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E:
“É sempre difícil quando você não chega aos duelos na qualificação, principalmente em uma pista como Jacarta, onde as ultrapassagens podem ser traiçoeiras. Entretanto, fizemos um excelente trabalho na corrida, mas depois tivemos falta de sorte com o timing do Carro de Segurança, que apareceu justo durante os meus seis minutos do Modo Ataque. Ainda acho que o ritmo foi bom, pois avançamos seis posições e conquistamos a volta mais rápida da corrida. Esta é a história da minha temporada até agora: a performance não está se refletindo nos resultados, mas sabemos que ainda podemos garantir valiosos pontos para o campeonato nas rodadas finais da temporada”.
“É sempre difícil quando você não chega aos duelos na qualificação, principalmente em uma pista como Jacarta, onde as ultrapassagens podem ser traiçoeiras. Entretanto, fizemos um excelente trabalho na corrida, mas depois tivemos falta de sorte com o timing do Carro de Segurança, que apareceu justo durante os meus seis minutos do Modo Ataque. Ainda acho que o ritmo foi bom, pois avançamos seis posições e conquistamos a volta mais rápida da corrida. Esta é a história da minha temporada até agora: a performance não está se refletindo nos resultados, mas sabemos que ainda podemos garantir valiosos pontos para o campeonato nas rodadas finais da temporada”.
Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.
Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (GEN3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.
Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da GEN3 na Fórmula E.
Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se o primeiro construtor a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (GEN4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030.
Oliver Rowland e Norman Nato formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 11 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global.
Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
Saiba mais
Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.
Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.
Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.

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