Presidente de Cuba diz estar disposto a dialogar com os EUA
05/02/2026 17:29:00
O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, disse estar disposto a dialogar com o governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump, mas “sem pressão”. A declaração do mandatário cubano ocorreu nesta quinta-feira (5/2).
“Cuba está disposta a dialogar com os Estados Unidos, um diálogo sobre qualquer tema, que se queira debater ou dialogar”, destacou. “Com que condições? Sem pressões, pois sob pressão não se pode dialogar; sem precondicionamentos; e em uma posição de igualdade e respeito à nossa soberania.”
A fala de Miguel Díaz-Canel surge em meio a tensões entre Cuba e Estados Unidos, que impõe um bloqueio comercial contra a ilha há 64 anos.
Depois da captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, Trump concentrou as ameaças contra Havana e chegou a sinalizar que uma operação militar norte-americana pode ocorrer no país caribenho.
Como parte da tentativa de pressionar o governo comunista, o presidente dos EUA pediu que a nova administração da Venezuela — agora alinhada aos interesses norte-americanos — corte o fornecimento de petróleo para Cuba.
Além disso, Trump autorizou uma ordem executiva que autoriza tarifas contra países que fornecerem o combustível para o país.
No domingo (1º/2), porém, o presidente dos EUA recuou. Em conversas com repórteres, Trump revelou que Washington está em contato com “pessoas mais altas” do governo cubano e sinalizou a possibilidade de um acordo antes de qualquer ação mais enérgica contra a ilha.
Foto: Horacio Villalobos/Getty Images – Kevin Dietsch/Getty Images
Por: Junio Silva / Metrópoles