Governo dos Estados Unidos diz ter “muitos motivos” para atacar o Irã
18/02/2026 19:49:09
Os Estados Unidos afirmaram ter “muitos motivos” para justificar um ataque contra o Irã em meio à recente onda de tensões com o país persa. A declaração foi divulgada nesta quarta-feira (18/2) pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt.
“Há muitos motivos e argumentos que poderiam ser apresentados a favor de um ataque contra o Irã. Esse é um tema que o presidente leva a sério”, disse Leavitt.
Nenhum dos argumentos que poderiam ser utilizados em um possível ataque contra o território iraniano foi apresentado por Leavitt. Ela, como em outros casos, se limitou a dizer que Donald Trump sempre pensa no “interesse dos Estados Unidos”, e disse que Teerã deveria aceitar um acordo com Washington.
A nova ameaça dos EUA contra o Irã surge um dia após uma nova rodada de negociações entre os dois países, realizada em Genebra, Suíça. As discussões, retomadas no início deste mês, focam no programa nuclear iraniano — visto pelos norte-americanos, assim como pelo aliado Israel, como uma ameaça.
As discussões enfrentam impasses que envolvem, principalmente, o enriquecimento de urânio por parte do Irã, visto pelo governo do aiatolá Ali Khamenei como um direito legítimo do país. Além disso, temas como o programa de mísseis balísticos iraniano, e o apoio de Teerã a grupos regionais que se opõem a Israel, também são demandas de Washington.
Enquanto as tratativas não avançam para um acordo definitivo, Trump usa o poder militar norte-americano para pressionar a nação persa. Atualmente, dois porta-aviões dos EUA estão no Oriente Médio, assim como navios de guerra, caças e sistemas de defesa aérea.
Foto: World Economic Forum / Benedikt von Loebell
Por: Junio Silva / Metrópoles