Corrida difícil para a Equipe Nissan de Fórmula E em Miami
03/02/2026 09:20:00
MIAMI, EUA – A Equipe Nissan de Fórmula E teve um E-Prix de Miami frustrante na terceira rodada da temporada 2025/26 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E. Tanto Oliver Rowland quanto Norman Nato não conseguiram subir para o top 10 durante a corrida.
Nato conseguiu demonstrar um forte ritmo em pista seca nas qualificações, marcando o tempo mais rápido do seu grupo e avançando para os Duelos, enquanto que seu companheiro de equipe Rowland ficou de fora do top quatro por pouco.
A chuva antes do E-Prix fez com que a pista ficasse escorregadia durante a corrida. Na expectativa que a superfície secasse rapidamente depois da largada, a equipe optou por uma configuração para tempo seco.
Entretanto, as condições de instabilidade mantiveram-se durante a maior parte da corrida, dificultando as manobras da dupla.
Depois de terem largado respectivamente em 8º e 14º, Nato e Rowland batalharam muito, mas tiveram dificuldades com a aderência o tempo todo. Rowland conseguiu fazer alguns avanços na última parte da prova, subindo para o 12º lugar e marcando a volta mais rápida. Nato cruzou a linha de chegada em 17º.
Apesar do fim de semana difícil, a equipe teve uma sessão produtiva de treinos livres de novatos na sexta-feira. A pilota novata e de simulador Abbi Pulling e o piloto de Fórmula 2 Gabriele Minì trabalharam pela equipe na primeira corrida em que a escuderia correu no Autódromo Internacional de Miami, reunindo dados importantes como parte da colaboração atual e do plano de desenvolvimento da dupla. Durante a sessão de 40 minutos, Minì marcou o terceiro tempo mais rápido. Já Pulling concluiu a sessão de forma consistente em 11º lugar, depois de ficar presa no pelotão em suas voltas no modo 350 kW.
Tommaso Volpe, diretor geral e chefe da equipe da Equipe Nissan de Fórmula E: “Este fim de semana foi difícil para nós. O Norman mostrou como o nosso ritmo pode ser forte, marcando o tempo mais rápido em seu grupo de qualificação, mas o nosso carro não apresentou tanta velocidade em condições úmidas. As condições atmosféricas revelaram as limitações do nosso pacote e depois uma série de erros da nossa parte fez com que não pudéssemos avançar com base na boa qualificação do Norman ou dar ao Oliver uma chance de recuperação.
Este vai ser um fim de semana para ser esquecido. Então vamos mudar rapidamente o nosso foco para Jeddah, na Arábia saudita. Será a primeira rodada dupla da temporada e, portanto, uma grande oportunidade para recobrar forças e recuperar pontos para nossa luta no campeonato”.
Oliver Rowland, piloto da Equipe Nissan de Fórmula E: “Tivemos um fim de semana difícil no geral. A sessão de treinos livres foi complicada, por isso tivemos dificuldades nas qualificações. Tentamos tudo o que estava ao nosso alcance na corrida. Normalmente não temos um ritmo muito bom em pista molhada, mas valeu a pena tentar uma configuração para pista seca. Nossa performance foi forte nas últimas voltas, mas infelizmente era tarde demais. Esperávamos que a pista fosse secar e a gestão de energia seria mais importante, mas isso não aconteceu.
Tivemos uma atuação decente com o que tínhamos em mãos, mas precisamos focar nestes problemas nos preparativos para a próxima prova, na Arábia Saudita”.
Norman Nato, piloto da Equipe Nissan de Fórmula E: “Cada corrida na Fórmula E é diferente e hoje cometemos um erro em relação à escolha dos pneus, pensando que a pista secaria durante a corrida. No final, foi uma decisão errada para os dois carros, mas o dia não foi completamente negativo, pois marquei o tempo mais rápido no meu grupo de qualificações, o que demonstra que temos ritmo. Temos alguns progressos para fazer, mas este campeonato é muito imprevisível e precisamos continuar trabalhando muito nos preparativos para Jeddah”.
Abbi Pulling, pilota novata e de simulador da Equipe Nissan de Fórmula E: “Fazia um bom tempo que eu não ficava junto com a equipe na pista e fiquei muito feliz por estar de volta. Nós nos preparamos bem, o Norman me deu alguns conselhos úteis e eu aprendi muito conversando com ele. A sessão começou bem e tivemos um ritmo forte, seguindo o nosso programa. Peguei um pouco de trânsito no modo 350 kW, o que afetou minha posição na marcação dos tempos, mas o tempo em pista foi útil para a equipe e isso é o mais importante. Foi difícil com as condições frias, mas me senti confortável no carro e estou confiante que esta experiência vai me ajudar ainda mais em minha função no simulador. Estou ansiosa para ter outra oportunidade de continuar o meu desenvolvimento”!
Gabriele Minì: “Foi incrível estar de volta com a equipe depois de um tempo sem pilotar o carro. Esta foi mais uma experiência positiva de aprendizado, caminhando pela pista e fazendo um briefing antes da sessão de Treinos Livres dos Novatos. A sessão foi produtiva, concluímos nosso plano e eu consegui marcar bons tempos de volta tanto no modo 300 kW como 350 kW. O Oli foi bastante prestativo, me deu várias dicas e foi muito legal comparar meus dados com os dele, para ver onde posso melhorar. Meu muito obrigado à equipe – espero estar de volta no carro em breve novamente”.
# # #
Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.
Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (GEN3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.
Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da GEN3 na Fórmula E.
Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se o primeiro construtor a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (GEN4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030.
Na Temporada 11 (2024/25), a Equipe Nissan de Fórmula E conquistou o Campeonato Mundial de Pilotos com Oliver Rowland. O piloto britânico subiu sete vezes no pódio, incluindo em quatro vitórias, além de garantir três pole positions, vencendo o título faltando duas corridas para o final da temporada.
Oliver Rowland e Norman Nato formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 12 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
Saiba mais
Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.
Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.
Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.