Clima: Brasil continua sob risco de temporais em diversas regiões
29/01/2026 08:39:00
Nesta quinta-feira (29/1), a previsão é de risco de temporais, chuvas fortes e calor em grande parte do Brasil. Toda a última semana de janeiro de 2026 deve ter o predomínio de temporais típicos de verão.
Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste, passam por instabilidades climáticas com alerta para volumes elevados de chuva e rajadas de vento.
Confira a previsão de acordo com as regiões:
Região Sul
Segundo o Climatempo, chuvas fracas atingem o litoral do sul pela parte da manhã, enquanto no norte, noroeste e interior do Paraná o indicativo é de pancadas fortes e trovoadas. Ao longo do dia, a chuva se intensifica e vira alerta com com risco de temporais e volumes elevados no norte do Rio Grande do Sul (RS), em Santa Catarina e no Paraná, principalmente no leste e no litoral.
À tarde, a instabilidade atinge mais áreas do RS, entre elas Porto Alegre.
Região Sudeste
Maior parte da região amanhece com ameaça de chuva, no entanto no oeste e noroeste paulista contam com presença de chuvas mais fortes. No fim da manhã, elas tendem a se intensificar em São Paulo, Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais, com alerta de temporais.
No Espírito Santo e no Nordeste mineiro, a chuva é fraca e alterna com períodos de sol.
Região Centro-Oeste
A previsão é de pancadas moderadas no nordeste, oeste e interior de Mato Grosso, e chuva fraca e isolada no sul de Mato Grosso do Sul. No fim da manhã, as instabilidades aumentam e a chuva se intensifica em MT e GO. Enquanto em MS, a presença de baixa pressão no Paraguai e de cavado em médios níveis, favorece chuva moderada a forte, com riscos de temporais nas regiões leste, nordeste e sudeste.
Região Nordeste
O litoral norte amanhece com chuva, com previsão de aumentar a intensidade pela manhã no sul e interior do Maranhão e do Piauí, além do Ceará. Na parte da tarde, a precipitação se intesifica e atinge áreas do Nordeste, com risco de temporais no MA, PI e CE. O litoral norte da Bahia apresenta chuva moderadas, enquanto no sul de Sergipe ela é ainda mais fraca.
Região Norte
Na Região Norte, há instabilidades devido ao anticiclone Alta da Bolívia, ao calor e à umidade. Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Tocantins contam com pancadas de moderadas a forte.
Devido à aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), o Amapá apresenta mais chames de temporais.
Foto: Clima Tempo Ao Vivo/Reprodução
Por: Giovana Alves / Metrópoles