Cuiabá, 11 de Fevereiro de 2026

Conheça o novo protagonista do agro

11/02/2026 11:40:00

O sorgo ganha espaço no campo brasileiro e se consolida como uma das apostas para a safra 2025/26. Impulsionada por fatores agronômicos, maior liquidez e novas demandas de mercado, a cultura deve ampliar sua presença nas lavouras em um cenário de desafios climáticos e busca por alternativas mais seguras na segunda safra.

 

Dados da Companhia Nacional de Abastecimento indicam que, na safra 2024/25, o Brasil cultivou 1,632 milhão de hectares de sorgo. Para 2025/26, a estimativa aponta crescimento de 11,3% na área plantada, que pode alcançar 1,816 milhão de hectares. Segundo Pedro Lima, engenheiro agrônomo e Gerente de Marketing da Advanta Seeds, o avanço pode ser ainda maior, especialmente em regiões onde o milho safrinha enfrenta maior risco climático devido ao encurtamento da janela ideal de plantio.

 

“Por que o produtor arriscaria com o milho nessas situações, se tem a opção do sorgo, uma cultura que aproveita melhor a janela de plantio e compõe a safra com mais segurança? Além disso, quando bem manejado, o sorgo apresenta boas produtividades e maior tolerância ao estresse climático, pois demanda menos água e suporta temperaturas mais elevadas”, reforça Pedro Lima, engenheiro agrônomo e Gerente de Marketing da Advanta Seeds.

 

A liquidez, antes vista como entrave, também evoluiu. Com a possibilidade de contratos futuros e maior previsibilidade de preços, o produtor passou a enxergar melhor o equilíbrio entre investimento e retorno. Paralelamente, a demanda se amplia. Tradicionalmente destinado à ração animal, o sorgo também avança na produção de etanol e desponta como opção para exportação, com destaque para o mercado chinês.

 

Regiões como MATOPIBAPA, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás concentram potencial de expansão, apoiadas por condições climáticas favoráveis e maior nível de tecnificação. O avanço tecnológico, com novos híbridos e soluções para manejo, reforça a tendência de crescimento da cultura no país.

 

 

 

Foto: Divulgação

Por:  Leonardo Gottems / Agrolink

 

 

 

 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos

Obrigado! Enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias