Cuiabá, 28 de Agosto de 2025

Operação Águas Seguras reforça ações de prevenção a afogamentos e acidentes aquáticos em VG

13/08/2025 09:05:00

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) lançou, nesta sexta-feira (8.8), a Operação Integrada Águas Seguras 2025 para intensificar as ações de prevenção a afogamentos e reforçar a segurança dos banhistas no rio Cuiabá, especialmente na região do distrito da Passagem da Conceição, em Várzea Grande.
 
 
A operação é realizada em parceria com a Secretaria Adjunta de Integração Operacional (Saiop), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Também são parceiros a Polícia Militar, a Polícia de Proteção Ambiental, a Prefeitura de Várzea Grande e a Guarda Municipal de Várzea Grande.
 
 
Durante a solenidade de lançamento da operação, o tenente-coronel BM João Paulo Nunes de Queiroz, comandante do 1º Comando Regional de Bombeiros Militar (CRBM-1), destacou que a iniciativa foi motivada pela preocupação com a chegada do período de maior movimento nas áreas ribeirinhas. Segundo ele, essa época do ano é marcada por um aumento expressivo no número de banhistas, o que eleva consideravelmente o risco de afogamentos.
 
 
A situação é ainda mais preocupante no rio Cuiabá que não é apropriado para banho, por ser um rio de curvas acentuadas, com correnteza forte e características voltadas para a pesca, conforme Queiroz.
 
 
“Nós sabemos que a Passagem da Conceição é um dos pontos mais vulneráveis do Estado de Mato Grosso quando se trata de afogamentos. Infelizmente, várias vidas já foram perdidas aqui, e a nossa operação tem como objetivo salvar vidas. Ela tem um caráter orientativo, buscando conscientizar a população. Não podemos impedir o direito de ir e vir dos cidadãos. Por isso, o Corpo de Bombeiros atua de forma preventiva, promovendo segurança e orientação”, disse o tenente-coronel.
 
 
 
 
 
 
A operação, que já está em sua terceira edição, será realizada aos finais de semana, quando as equipes estarão a postos para delimitar as áreas seguras para banho, orientar os frequentadores sobre os riscos do rio e reforçar as medidas de segurança. Além de prevenir afogamentos, a iniciativa tem como foco o combate a acidentes aquáticos e a repressão a atividades ilícitas, por meio da ação da polícia. 
 
 
Em 2024, nenhum caso de afogamento foi registrado durante o período de vigência da ação no distrito da Passagem da Conceição, graças a prontidade das equipes, o uso de equipamentos como jetski e barcos, além da conscientização dos frequentadores do local, de acordo com o tenente-coronel BM Heitor Alves de Souza, comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM).
 
 
“Mais uma vez, é importante reforçar que a operação não é apenas do Corpo de Bombeiros. É uma operação da população. É um esforço conjunto para que possamos enfrentar esse problema, que são os afogamentos aqui na região. Infelizmente, esse problema, que já era um alerta, acabou fazendo muitas vítimas. Nossa intenção é que isso não aconteça mais”, afirmou o tenente-coronel.
 
 
 
 
 
 
Também presente no evento, o tenente-coronel PM Fagner Augusto do Nascimento, comandante do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, reforçou a importância da integração entre as forças de segurança para garantir a proteção da população. Ele ressaltou que a atuação conjunta permite uma resposta mais eficaz diante de situações de risco, além de ampliar a presença do Estado nas regiões mais vulneráveis a acidentes.
 
 
“A Polícia Militar está à disposição, não só por meio do Batalhão Ambiental, mas de toda a sua estrutura, desenvolvendo ações relacionadas ao controle do tráfico terrestre nesses pontos sensíveis, onde há maior incidência de afogamentos. Essas ações buscam inibir, obviamente, práticas que envolvam o uso de álcool, as quais, de alguma forma, impactam também a segurança e os rios, contribuindo para, de fato, tornar as águas mais seguras”, concluiu.
 
 
Estiveram presentes no evento a tenente-coronel BM Pryscilla Jorge Machado de Souza, comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1ºBBM), o  tenente-coronel PM Kléber Franklin de Lima Ferreira, Comandante Regional Adjunto do 2º CRPM, o secretário-adjunto de Meio Ambiente de Várzea Grande, Felipe Vieira Dias, entre outras autoridades.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Fotos

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos

Obrigado! Enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias