Cuiabá, 15 de Dezembro de 2025

Bombeiros resgatam felino jaguarundi em garagem de residência em Cuiabá

28/11/2025 09:05:00

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, na manhã desta quinta-feira (27.11), um felino de médio porte da espécie jaguarundi que estava dentro de uma residência no bairro Santa Rosa, em Cuiabá. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
 
 
A equipe do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM) foi acionada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) por volta das 6h20. De acordo com o solicitante, havia em sua casa um animal que ele acreditava ser uma “onça-preta”.
 
 
Duas viaturas foram imediatamente encaminhadas ao local, juntamente com a Polícia Militar de Proteção Ambiental e um biólogo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), para execução do protocolo de captura de felinos de grande porte.
 
 
Ao chegarem à residência, as equipes localizaram o animal na garagem. No entanto, constatou-se que não se tratava de uma onça preta, mas de um jaguarundi, motivo pelo qual não foi necessário o uso de sedativos para o resgate.
 
 
O felino foi capturado pelos militares com cuidado, colocado em uma caixa metálica e, posteriormente, transportado pela equipe da Polícia Ambiental. Não há informações sobre o local para onde o animal foi levado, nem sobre como ele acabou indo parar na residência. Apesar da situação, não houve registro de feridos.
 
 
 
 
 
 
Orientações
O Corpo de Bombeiros Militar reforça que, em casos envolvendo animais silvestres, a população deve acionar imediatamente o número de emergência 193 e evitar qualquer tentativa de resgate por conta própria.
 
 
Tentar capturar ou remover um animal sem o apoio de profissionais capacitados pode resultar em ferimentos, tanto para o animal quanto para a pessoa envolvida. Essa orientação é necessária quando se trata de animais silvestres, pois eles podem reagir de maneira imprevisível ao se sentirem ameaçados ou estressados.  Nessas situações, o risco de acidentes ou ataques é significativamente maior.
 
 
Somente neste ano, de janeiro até outubro, o Corpo de Bombeiros Militar efetuou o resgate de 1.943 animais silvestres em todo o Estado. O número já ultrapassou o total de ocorrências registradas em 2024, que somou 1.929 atendimentos no Estado.
 
 
 
 
 
 

Fotos

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos

Obrigado! Enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias