Prévia do PIB mostra retração de 0,2 % em setembro, diz BC
17/11/2025 10:42:00
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do país, registrou retração de 0,2 % em setembro deste ano, na comparação com o mês anterior.
No trimestre de julho a setembro, a redução no indicador foi de 0,9%. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (17/11) pelo BC.
O IBC-BR incorpora estimativas de crescimento para os setores agropecuário, industrial e de serviços
Na comparação com setembro do ano passado, de acordo com o BC, o IBC-Br teve alta de 2%. Em 12 meses até setembro, a alta foi de 3%.
Entenda o IBC-Br, a “prévia do PIB”
-
O indicador é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto.
-
O IBC-Br incorpora estimativas de crescimento para os setores agropecuário, industrial e de serviços. O cálculo é feito com ajuste sazonal, o que permite comparar períodos diferentes.
-
IBC-Br é uma das ferramentas usadas pelo Banco Central para definir a taxa básica de juros do país, a Selic.
-
PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país.
-
Uma alta significa que a economia está crescendo em ritmo bom, enquanto um recuo implica encolhimento da produção econômica da nação.
PIB
O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país. Todos os países calculam o seu PIB nas suas respectivas moedas.
Os bens e serviços finais que compõem o PIB são medidos no preço em que chegam ao consumidor. Assim, levam em consideração também os impostos sobre os produtos comercializados.
Segundo a mais recente edição do Relatório Focus, do BC, divulgada nesta segunda-feira, o PIB do Brasil para 2025 deve ter crescimento de 2,16%, mesma estimativa da semana anterior.
Para 2026, a previsão de crescimento da economia se manteve em 1,78%.
Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Por: Deivid Souza / Metrópoles