Cuiabá, 20 de Maio de 2025

Visita técnica ao Bioparque Pantanal fortalece cooperação entre Cuiabá e MS

30/04/2025 09:45:00

Uma comitiva da Prefeitura de Cuiabá, capital de Mato Grosso, visitou, este mês, o Bioparque Pantanal, localizado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, para conhecer ações do espaço reconhecido como o maior aquário de água doce do mundo. 
 
 
Considerado uma referência em conservação ambiental, turismo científico, acessibilidade e inclusão, o Bioparque tem entrada gratuita e é administrado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
 
 
A comitiva liderada pelo secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTur), Fernando Medeiros, conheceu a estrutura e a gestão do Bioparque Pantanal, assim como avançou nos trâmites para a formalização de um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Cuiabá e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
 
 
“Foi uma visita extremamente rica. O Bioparque é um exemplo de equipamento turístico e educativo de excelência. Saímos com a sinalização positiva para estabelecermos um termo de cooperação que pode fortalecer nossa política de turismo e inovação em Cuiabá”, destacou o secretário Fernando Medeiros.
 
 
Integrou a comitiva o secretário adjunto de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gustavo Vandoni, e o diretor de Equipamentos Turísticos, Fernando Sato. Eles foram recebidos pela diretora-geral do Bioparque, Maria Fernanda Balestieri, e pelo secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso do Sul, Artur Falcette. 
 
 
 
Nova visita
Uma equipe do Governo de Mato Grosso do Sul deve visitar o Aquário Municipal Justino Malheiros, em Cuiabá, nos próximos dias, com o objetivo de aprofundar a articulação e finalizar os detalhes do termo de cooperação técnica. O documento deverá formalizar a parceria entre o município e o estado vizinho, promovendo troca de conhecimento, formação técnica e integração de estratégias voltadas ao turismo, à pesquisa científica e à inclusão social. 
 
 
 
Centro de pesquisa e inclusão 
Além de ser uma atração turística, o Bioparque Pantanal é um importante centro de pesquisa, mantendo parcerias com instituições de pesquisa e universidades para o desenvolvimento de estudos voltados à biodiversidade do Pantanal e de outros biomas brasileiros. Um dos destaques é o Centro de Conservação de Peixes Neotropicais (CCPN), inaugurado em 2023, que se dedica à conservação de espécies ameaçadas de extinção. 
 
 
O Bioparque também é reconhecido por seu compromisso com a acessibilidade e inclusão. Com o programa “Bioparque para Todos – Iguais na Diferença”, o empreendimento oferece uma experiência acessível a todos os visitantes, independentemente de suas deficiências. A estrutura conta com tecnologia assistiva, como intérpretes de Libras, audiodescrição e experiências táteis para cegos, além de profissionais capacitados para um atendimento inclusivo.
 
 
#PraCegoVer
 
 
A matéria é ilustrada com as imagens de todos os integrantes da comitiva mato-grossense e representantes do Governo de Mato Grosso do Sul dentro do Bioparque Pantanal. 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos

Obrigado! Enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias