Cuiabá, 28 de Agosto de 2025

TCE-MT realiza campanha e reforça estoques do MT-Hemocentro

09/08/2025 09:25:00

A Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT), reforçou a parceria com o MT-Hemocentro na 2ª campanha de doação de sangue deste ano. Os servidores interessados em contribuir foram recebidos no ônibus de coleta, que permaneceu no estacionamento do TCE-MT ao longo desta quinta-feira (7).
 
 
Durante o mês de agosto, o incentivo às doações de sangue é reforçado, já que sucede o mês de férias em que muitos doadores deixam de realizar a contribuição. Como único banco de sangue público de Mato Grosso, o estoque de bolsas precisa ser constantemente preenchido com todos os tipos de sangue para suprir a demanda.
 
 
 “A gente começa o mês de agosto precisando repor os estoques de sangue do Hemocentro, que atende todos os hospitais da Capital e de todo o interior do estado”, esclareceu o médico responsável pelo setor de doações do MT-Hemocentro, Manoel Romulo Rizental Pinto. “É muito importante podermos sempre contar com parceiros como TCE-MT nessa missão”, completou.
 
 
A campanha e a parceria são feitas por meio do TCE-MT, mas servidores e colaboradores de todos os órgãos localizados no Centro Político Administrativo podem participar, conforme explicou a técnica do NQVT, Luciana Salém. “O Tribunal tem o comprometimento de auxiliar nos estoques de sangue do estado, então realizamos três campanhas ao ano, com intervalo de 90 dias, porque é o prazo seguro entre uma doação e outra”, pontuou.
 
 
Um dos adeptos à campanha é o engenheiro eletricista da Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação do TCE-MT, Urbano Araujo França. Ele conta que é doador de sangue há mais de 10 anos, mas precisou passar por uma cirurgia e achou que não pudesse mais doar.
 
 
Foi na última campanha realizada pelo Tribunal de Contas que, ao passar pela triagem, voltou a contribuir.
 
 
 
O MT-Hemocentro começou o mês de agosto precisando repor os estoques.
 
 
“A gente precisa ter compaixão com o próximo, doar um pouco de nós. Eu sei que cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas e isso faz diferença. Nesse mundo de tanta evolução tecnológica, acredito que a gente precisa olhar mais para as pessoas”, declarou Urbano.
 
 
Outra doadora assídua é Roberta Freitas, que atua como assistente de Gabinete do TCE-MT. “Já faz 5 anos que eu sou doadora e eu acho que é muito gratificante poder doar e saber que estou ajudando outras pessoas. Se você está bem, você pode fazer isso, é importante”, declarou.
 
 
Além de abastecer toda a rede pública de saúde mato-grossense, o MT-Hemocentro é credenciado na Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) e fornece o plasma do estoque excedente de sangue para a produção de medicamentos.
 
 
Aqueles que perderam a ação promovida pelo TCE-MT, mas desejam colaborar devem se dirigir ao MT-Hemocentro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h. A unidade de saúde está localizada na Rua 13 de Junho, nº 1.055, Centro Sul, Cuiabá.
 
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos

Obrigado! Enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias