Cuiabá, 15 de Outubro de 2025

Programa de Capacitação vai apoiar municípios na modernização das bibliotecas públicas e comunitárias

29/09/2025 08:55:00

Municípios de Mato Grosso têm até 30 de setembro para confirmar a adesão ao Programa de Capacitação para o Fortalecimento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Mato Grosso, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso – SECEL/MT, em parceria com o Instituto Saberes.
 
 
O Programa tem como objetivo fortalecer o papel estratégico das bibliotecas públicas e comunitárias como espaços de democratização da leitura, da informação e da cultura, atendendo ao disposto na Lei nº 11.820/2022 – Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PELLLB-MT).
 
 
As ações previstas incluem: realização de 4 cursos de qualificação em formato híbrido (EaD e encontros presenciais); eventos presenciais em polos regionais e na capital; consultorias técnicas especializadas, além de imersões em bibliotecas públicas e comunitárias.
 
 
A iniciativa busca oferecer formação gratuita e certificada a gestores, bibliotecários, técnicos e colaboradores, garantindo suporte direto às administrações municipais para o cumprimento das metas do PELLLB-MT e fortalecimento da política cultural local.
 
 
O programa vai possibilitar, ainda, subsídios técnicos para ampliar o acesso aos incentivos promovidos pelo Sistema Estadual de Bibliotecas, pela própria SECEL/MT e por editais de fomento de outras esferas governamentais. A participação das equipes das prefeituras permitirá maior preparo para captação de recursos, elaborar termos de referência qualificados e assegurar a sustentabilidade das bibliotecas locais.
 
 
Outro aspecto estratégico do Programa é o apoio à implementação de políticas públicas, como os Planos Municipais do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB), fortalecendo o alinhamento das gestões municipais com o Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de Mato Grosso (Lei nº 11.820/2022). Esse alinhamento contribui para posicionar a gestão cultural municipal de forma mais estratégica e integrada, elevando sua capacidade de articulação e seu protagonismo na política cultural estadual.
 
 
A AMM recomenda a adesão, considerando a relevância da iniciativa para fortalecer o movimento cultural nos municípios de Mato Grosso.
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Agência de Notícias da AMM com informações do Instituto Saberes
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos

Obrigado! Enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias