Cuiabá, 28 de Agosto de 2025

Prefeitura realiza Feira da Agricultura com morango do amor e artesanatos

04/08/2025 08:55:00

Hoje é dia de Feira da Agricultura Familiar na Praça da República. São esperados mais de 50 expositores com uma variedade de produtos que o público já conhece e prestigia. Estarão disponíveis muitos produtos frescos, aromas (temperos e chás), comidas típicas e a novidade do momento: o morango do amor, além de vários outros doces e artesanatos. A programação realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano começa oficialmente a partir das 10h e vai até as 19h.
 
 
Para atender ao crescimento do número de participantes, foi necessário implantar um novo padrão de energia em parceria com a empresa Energisa. “A cada edição novos expositores se juntam ao grupo incorporando uma variedade de itens que tornam o evento ainda melhor. Tivemos um incremente na procura no ramo da gastronomia e outros agricultores de Chapada dos Guimarães que já possuem o Selo de Inspeção Animal, e vendem ovos caipiras. A expectativa é mais e mais participantes a cada edição”, frisou o coordenador de eventos da Smat, Luis  Alberto Rodrigues Leite.
 
 
Segundo o coordenador, a Secretaria Municipal de Agricultura tem incentivado a participação de expositores legalizados no Siapp (Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte) e ao Sim (Serviço de Inspeção Municipal) que agrega valor ao produto, valoriza o potencial da feira com a oferta mais itens, especialmente de origem animal e abre novas oportunidades no mercado formal.
 
 
Interessados devem procurar as equipes da Secretaria de Agricultura para mais informações e avançar no quesito da legalização que é uma exigência da Vigilância Sanitária. “Qualidade o produto tem, falta o selo que certifica”, disse um dos expositores.
 
 
A experiência tem sido muito boa na Praça da República, que recebe o evento na primeira segunda-feira de cada mês. Muitos feirantes elogiam ser um ponto bom para vendas, conforme resultado das edições anteriores.
 
 
 E na segunda semana do mês, também no dia de segunda-feira, a feira acontece na Praça Alencastro. O objetivo é fazer com que as duas, tanto da República como da Alencastro se movimentarem bem.
 
 
 
ARTESANATO
A feira tem sido um espaço para fortalecer a economia e renda dos produtores da agricultura família e de várias áreas que buscam a oportunidade, como do artesanato. "Temos visto que os artesãos tem necessidade de divulgar seus produtos. Há entre eles pessoas da terceira idade que encontraram no artesanato a oportunidade de ampliar a renda e a feira oportuniza estarem frente a frente do consumidor, e não precisam pagar para isso”, frisou o coordenador Luís Alberto.
 
 
No caso, a Prefeitura de Cuiabá, através da Smat, fornece energia que é totalmente regularizada, bancas expositoras, barracas, além do atendimento com banheiro químico a todos os participantes.
 
 
#PraCegoVer
 
Imagem mostra uma das edições da feira na Praça da República
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos

Obrigado! Enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias