Cuiabá, 15 de Outubro de 2025

Ferrari registra sistema para salvar para-choque de seus carros

04/09/2025 09:15:00

Supercarros não são os carros mais fáceis para serem dirigidos no dia a dia, especialmente no Brasil, onde lombadas e valetas são frequentes, sem contar com os diversos buracos existentes pelas ruas brasileiras. A Ferrari parece ter criado a solução perfeita para esse problema ao patentear um sistema de freio automático para proteger o para-choque de seus carros.
 
 
Para ser mais preciso, a nova patente da Ferrari visa proteger os splitters dos carros, recurso aerodinâmico instalado nos para-choques para conduzir o ar para os lugares desejados. Essas peças costumam reduzir ainda mais o vão livre dos carros, fazendo com que raspem mais facilmente.
 
 
Segundo o portal Carbuzz, a nova patente registrada pela Ferrari utiliza sensores para detectar a altura de obstáculos à frente do carro, e caso o sensor entenda que há risco de raspar ou danificar o carro, um som é emitido no interior para alertar o condutor. Caso o motorista não reduza, o sistema poderá frear o carro automaticamente.
 
 
 
Patente da Ferrari visa proteger peça com importância aerodinâmica de seus carros
Foto: Reprodução
 
 
 
 
O portal afirma que o sistema não considera a velocidade do carro para fazer os cálculos, mas considera apenas a distância entre o carro e o obstáculo para enviar os alertas. Além disso, a patente ainda prevê um sistema de notificação para o smartphone e sistema de infotenimento do veículo.
 
 
Em carros esportivos, é tradicional o uso de um sistema que levanta a suspensão dianteira para aumentar o ângulo de ataque do modelo e evitar que a dianteira raspe durante o uso. Algumas marcas até usam um sistema baseado em GPS e possuem até memória para facilitar o uso, ativando sempre quando está perto da garagem, por exemplo.
 
 
Apesar da patente, não se sabe ainda se o sistema será incluído em algum carro da Ferrari. Embora pareça interessante, frear automaticamente em baixas velocidades e por obstáculos “pequenos” pode representar um risco em algumas situações.
 
 
 
 
 
 
 

Fotos

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos

Obrigado! Enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias