Cuiabá, 06 de Julho de 2025

Dirigir de chinelo não pode; e descalço ou sem camisa?

13/06/2025 09:15:00

Portal Vrum já mostrou, no início deste ano, que os motoristas não podem dirigir de chinelo. O mesmo vale para as mulheres que usam saltos. Segundo o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor flagrado nesta condição recebe uma infração média, com 4 pontos na CNH e multa de R$ 130,16. Mas o que a lei diz sobre dirigir descalço? 
 
 
É permitido. O CTB, até a última atualização desta reportagem, não proibia a direção de um veículo descalço. Inclusive, esta é uma excelente opção para quem estiver utilizando sapatos inadequados, como chinelos, rasteiras, salto alto ou quaisquer calçados soltos.
 
 
 
Dirigir descalço é uma opção muito melhor que dirigir de chinelo
Foto: Reprodução
 
 
 
O inciso IV do artigo 252 fala explicitamente sobre não ser permitido "dirigir um veículo usando calçado que não se firme nos pés". A proibição tem relação com a segurança, já que o uso pode atrapalhar na hora de colocar os pés nos pedais. Isso porque o sapato pode se soltar do pé, enroscar no pedal - impedindo o acionamento do freio, do acelerador ou da embreagem -, com risco de causar acidentes.
 
 
 
E sem camisa?
Para quem não tem ar-condicionado no carro ou simplesmente prefere ficar mais à vontade, dirigir sem camisa não é um problema.
 
 
O CTB não fala, em nenhum de seus artigos, sobre peças de roupa no momento de conduzir o veículo. Assim, é possível ficar apenas de sunga ou biquíni na hora de pegar no volante. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Fotos

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos

Obrigado! Enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias