Cuiabá, 15 de Outubro de 2025

Alunos do Ford < Enter > Bahia visitam centro de tecnologia da Ford

08/10/2025 09:10:00

  • Os 160 alunos da terceira e quarta turmas do programa gratuito de formação profissional em tecnologia conheceram o trabalho desenvolvido pela engenharia da Ford no Brasil
  • A visita incluiu os laboratórios de Realidade Virtual, Software e área de desmontagem e análise de componentes (Teardown)
  • A proposta do Ford <Enter> é criar pontes entre a sala de aula e o mercado de trabalho, investindo no poder da educação para transformar vidas

 

 

Um grupo de 160 alunos do Ford <Enter> Bahia, programa gratuito de formação profissional em programação para pessoas em situação de vulnerabilidade social, visitou o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford em Camaçari. O programa faz parte das atividades de conclusão do curso e tem como foco preparar os estudantes para atuar no mercado de tecnologia.

 

Os alunos são da terceira e quarta turmas do Ford <Enter> Bahia, que vão se formar em outubro e dezembro, respectivamente, completando as 300 vagas oferecidas no ano. Eles conheceram os laboratórios de Realidade Virtual, Software, área de desmontagem e análise de componentes (Teardown) e escritórios, onde mais de 1.500 profissionais são responsáveis por um terço de todas as tecnologias e funcionalidades presentes nos carros globais da Ford, incluindo motores mais eficientes e baterias de carros híbridos.

 

O programa incluiu também uma palestra da jornalista e influenciadora Luana Assiz sobre comunicação e sua experiência cobrindo a área de ciência e tecnologia.

 

“A proposta do Ford <Enter> é criar pontes entre a sala de aula e o mercado de trabalho. Chegar até aqui exigiu esforço, comprometimento e coragem dos alunos. Por isso, eles estão de parabéns pela jornada e por abraçarem esta oportunidade com tanta garra. Queremos que continuem vencendo e sonhem alto”, disse Alex Machado, diretor de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul..

 

Segundo ele, o Ford <Enter> faz parte do compromisso da Ford de mudar a vida das pessoas, especialmente nas comunidades onde está presente, e uma de suas estratégias é apostar na educação como motor de transformação social.

 

 

Empregabilidade

Criado em 2022 em São Paulo e lançado na Bahia em 2025, o Ford <Enter> é uma iniciativa da Ford e da Ford Philanthropy, frente filantrópica da empresa, e desenvolvido no Brasil em parceria com o Global Giving, SENAI-BA, SENAI-SP e Rede Cidadã. Além de aulas de front-end (desenvolvimento da parte gráfica de sites e sua interface com o usuário), o programa inclui aulas de inglês técnico e lógica, habilidades comportamentais, sessões de mentoria e palestras.

 

Para participar do programa é preciso ter 16 anos ou mais, ensino médio em curso (a partir do 2º ano) ou completo e renda familiar de até quatro salários mínimos. Os alunos recebem ainda ajuda de custo para alimentação e transporte, suporte pedagógico e assistência social, além de apoio na preparação para entrevistas de emprego e um diploma emitido pelo SENAI.

 

 

Imprensa Ford

 

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma companhia global sediada em Dearborn, Michigan, que está comprometida em ajudar a construir um mundo melhor, onde cada pessoa seja livre para se mover e buscar os seus sonhos. O plano Ford+ da empresa para o crescimento e criação de valor combina suas forças existentes, novas capacidades e o relacionamento sempre ativo com os clientes para enriquecer suas experiências e aprofundar sua lealdade. A empresa desenvolve e fornece picapes, utilitários esportivos, vans e veículos comerciais inovadores da Ford e veículos de luxo da Lincoln, além de serviços conectados. A empresa faz isso por meio de três segmentos de negócios centrados no cliente: Ford Blue, projetando veículos icônicos a gasolina e híbridos; Ford Model e, inventando veículos elétricos inovadores junto com software integrado para trazer experiências digitais excepcionais para todos os clientes; e Ford Pro, ajudando clientes comerciais a transformar e expandir seus negócios com veículos e serviços projetados para as suas necessidades. Além disso, a Ford fornece serviços financeiros por meio da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega cerca de 171.000 pessoas em todo o mundo. Para mais informações sobre a empresa e seus produtos e serviços no Brasil, visite o site https://media.ford.com/content/fordmedia/fsa/br/pt.html.

 

Para mais informações e imagens, acesse nosso site ou entre em contato com ALINE VIEIRA (avieir58@ford.com).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos

Obrigado! Enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias