Cuiabá, 15 de Outubro de 2025

Clientes relatam instabilidades em aplicativos de bancos nesta 2ª

06/10/2025 21:28:00

Diversos aplicativos bancários apresentaram instabilidade na tarde desta segunda-feira (6/10). Segundo dados do site Downdetector, plataforma que monitora o funcionamento de serviços on-line, o problema  atingiu instituições como Banco do Brasil, Itaú, Inter, C6 Bank, Bradesco, Caixa, Santander, Nubank, PagBank, Mercado Pago, Sicoob e Sicredi. Até mesmo o Banco Central e seu sistema de pagamentos instantâneos, o Pix, foram afetados.

 

As falhas começaram por volta das 15h, e até o momento nenhuma das instituições financeiras envolvidas havia se manifestado oficialmente sobre a causa da instabilidade ou o prazo para normalização.

 

Usuários relataram nas redes sociais que não conseguiam acessar aplicativos, consultar saldos ou realizar transferências. Em alguns casos, as plataformas exibiam mensagens de erro ou ficavam completamente fora do ar.

 

A instabilidade também impactou transações via Pix, com relatos de pagamentos que não foram concluídos ou que demoraram para ser processados. O problema afetou tanto pessoas físicas quanto empresas que utilizam o sistema para operações comerciais.

 

Repercussão nas redes sociais

As reclamações se espalharam rapidamente pelas redes. No X (antigo Twitter), posts como “por acaso todos os bancos estão fora do ar? não consigo acessar nenhum” e “já sabemos por que todos os bancos estão fora do ar hoje?” se repetiram em diversas publicações.

 

Alguns usuários chegaram a ironizar a situação, chamando o dia 6 de outubro de “Dia Nacional dos Bancos Fora do Ar”.

 

O Metrópoles tenta contato com as instituições para se manifestarem a respeito do assunto. O espaço segue aberto.

 

O que diz os bancos

Itaú: “O Itaú Unibanco informa que identificou uma instabilidade na tarde desta segunda-feira (6), que impactou o acesso ao app. O banco ressalta que está trabalhando para que as operações sejam normalizadas o mais rápido possível e pede desculpas aos clientes pelo inconveniente. Foi 100% normalizado por volta de 19h40.”

 

Bradesco: “O Bradesco informa que seus sistemas operam normalmente. Eventuais instabilidades têm origem externa.”

 

Banco do Brasil: “O BB informa que as transações em todos os canais de atendimento funcionam normalmente nesta segunda-feira.”

 

Inter: “O Inter informa que os serviços via PIX estão operando normalmente em todos os canais de atendimento.”

 

Nubank: “O Nubank detectou uma instabilidade temporária, que afetou o pagamento por código de barras, mas já foi resolvida.”

 

Sicoob: “O Sicoob informa que, assim como outras instituições financeiras, identificou uma instabilidade pontual na tarde desta segunda-feira (6/10), o que pode ter gerado instabilidade no acesso ao aplicativo. A situação foi rapidamente identificada e os sistemas já estão normalizados. O Sicoob lamenta eventuais transtornos e reforça seu compromisso em manter seus canais sempre disponíveis para os cooperados.”

 

C6 Bank: “Os sistemas do C6 Bank operam normalmente. Entre a manhã e o começo da tarde, foi identificada uma instabilidade, de origem externa, no processamento de boletos. A questão foi normalizada ainda no período da tarde. Todas as seções do app estão em pleno funcionamento.”

 

 

 

Foto: Canva Photo Team/Canva Studio Women

Por: Giovanna Estrela / Metrópoles 

 

 

 

 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos

Obrigado! Enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias